segunda-feira, 10 de agosto de 2015


Memória e Patrimônio destruídos pela ignorância.

O Parque Nacional Serra da Capivara (Piauí-Brasil) guarda registros preciosos dos antepassados da região.  É uma magnífica profusão de imagens, cores e movimentos que foram desenhados nas rochas e, que deixaram muitas informações em cenas de danças e rituais, assim como de atividades do cotidiano, como caça, pesca, entre outras. Uma herança inestimável que resistiu a um longo período de tempo e a intempéries.
Com o trabalho incansável de uma vida dedicada a preservação e estudo desse rico patrimônio, a arqueóloga Niéde Guidon foi a principal responsável pela criação e gestão do Parque Nacional Serra da Capivara,  do Museu do Homem Americano e de uma série de iniciativas e ações educativas e práticas conservacionistas para que muitos pudessem ter a oportunidade de acesso a essas informações.
Entretanto, registros rupestres inestimáveis para os cidadãos do mundo estão sujeitos a destruição pela ignorância de poucas pessoas que, por desconhecerem a importância do seu passado, não compreendem que impossibilitam o conhecimento futuro de muitos.
Em um cotidiano assombroso onde o individualismo impera e há muita corrupção em muitos lugares; onde ocorrem muitos conflitos armados em diversos locais do planeta; ou, com o planeta sofrendo efeitos causados pelo mau uso dos seus recursos naturais. Também o oposto ocorre e, muitos se unem em favor de grupos menos favorecidos e em prol de um bem comum.
Acreditando na força que possa haver na união para o fortalecimento de uma causa comum, peço aos leitores desse blog, auxílio para a arqueóloga Niéde Guídon nesse momento.
Não imagino como pode ser a ajuda, mas, divulgando o problema pode ser um caminho.

Agradecimentos e Saudações!

Mais informações sobre o Parque Nacional Serra da Capivara (Brasil)
http://whc.unesco.org/en/list/606


Nenhum comentário:

Postar um comentário